24 de março de 2011

Pés – Esfoliação e Hidratação

Vamos começar falando sobre a importância da esfoliação dessa área para o sucesso da nossa hidratação. Este é o processo pelo qual vamos nos livrar das células mortas que em acumulo são responsáveis pela aspereza e pequenas manchas e que impedem uma penetração mais eficaz dos princípios ativos dos hidratantes.

1º Passo: Uso da famosa lixa de pé: Escolha um entre os spanersos tipos de lixas oferecidos pelo mercado (eu gosto muito nas marcas Dr. Scholl`s e Mundial). Só faça uso da lixa se estiver realmente com aspereza em um grau muito acentuado. Importante: Utilize suavemente no pé completamente seco, Primeiro o lado da lixa grossa e depois a fina. Com a pele seca a lixa vai retirar somente a camada mais grossa e você vai ter maior sensibilidade podendo evitar que a pele seja esfolada causando um machucado. Outro item importante é ter sempre em mente que para esses casos “menos” é sempre “mais”. Não tente retirar toda a aspereza de uma única vez.



2º Passo: A Esfoliação vai proporcionar a renovação celular através do processo mecânico abrasivo, aumentar a circulação sanguínea na região e estimular a produção de células novas com mais colágeno. Temos ótimos esfoliantes no mercado, você pode optar pelo que mais lhe agradar seja pelo cheiro ou textura, afinal este é um momento que devemos desfrutar com prazer!

Esfoliantes

Dica: se você quiser ainda tem a opção de experimentar um esfoliante natural:o açúcar (que pode ser o refinado ou o mascavo). Ele atua como abrasivo suave e é anti oxidante. Utilize a proporção 1 colher de água para 1 colher de açúcar. Massageie cada pé por 5 minutos, lambrando de dar atenção as cutículas também e deixe agir por mais 5 minutos. Capriche na massagem para aproveitar o relaxamento que proporciona. Enxágüe em água morna e seque.

Açúcar: Esfoliante Natural

3º Passo: A Hidratação é importante para manter a lubrificação da pele preservando a "função barreira" que é de proteger das agressões externas, tanto mecânicas quanto físicas, químicas e microbianas. O ganho estético é uma conseqüência disso. Massageie os pés com uma quantia generosa do seu hidratante preferido dando maior atenção as áreas mais secas e cuidado com o excesso de creme entre os dedos, essa região não deve ficar úmida pois umidade entre os dedos pode causar fungos.


Hidratantes

Dica: se você quiser ainda tem a opção de experimentar um hidratante natural: o azeite de oliva. Ele é um excelente emoliente e anti oxidante. Se “É pra hoje” e você precisa ganhar tempo, então envolva os pés por 15 minutos em Filme de PVC, o calor vai agilizar o processo e potencializar o resultado. Se você optou pelo azeite de oliva pode optar por enxaguar em água morna ou não, de acordo com a sua sensibilidade. A sensação é a mesma de ter usado óleo pós banho, portanto, faça como preferir. O resultado serão pés macios, hidratados e muito mais felizes...rs!


Azeite: Hidratante Natural

Se sentir necessidade pode repetir o processo 2 ou 3 vezes por semana até atingir o resultado esperado.

Comentem o que acharam do post, mandem dúvidas, contem experiências com o produto!!
Beijos*

Nenhum comentário: